Alimentos Funcionais e Dieta Vegetariana

O artigo abaixo fala sobre alimentos funcionais como modificadores da doença cardiovascular, devido ao fato  do artigo abordar a dieta vegetariana, resolvi colocar alguns pontos que ele enfatiza sobre vegetarianismo.
Dietas sem carne diminuem o risco de doenças cardiovasculares entre 20 e 35% quando comparada com aqueles que consomem carne. Muito desses beneficios são associados ao peso mais adequado (IMC) e também ao perfil lipidico (< concentração de colesterol) devido a menor ingestão calorica e também redução no consumo de acidos graxos saturados. Alguns trabalhos indicam que a dieta vegetariana diminui os indicadores de inflamaçao (CRP), alguns colocam inclusive como uma estrategia mais eficiente do que o uso de estatinas.

A dieta vegetariana, assim como a mediterrania é rica em frutas, vegetais, nozes e outros alimentos ricos em antioxidantes e polifenois que contribuem para o efeito anti-inflamatorio dessas dietas. Além disso as carnes possuem acido araquidonico, que são rapidamente  incorporados na membrana celular e consequentemente se torna um precursor da inflamação (eicosanoides).  A adoção de uma dieta vegetariana pode reduzir a concentração de 6% a 15% do acido araquidonico nos tecidos.
 
Functional Foods as Modifiers of Cardiovascular Disease
 
Carol Johnston, PhD, RD
American Journal of lifestyle medicine
DOI: 10.1177/1559827609332320.

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